Quem são os Braquiópodes?

Brachiopoda, do latim Brachion = “braço” + podos = “pé”.



Strophomenida
    É um filo de animais invertebrados exclusivamente marinhos, sendo um grupo muito antigo e conhecido desde a Idade média e possui imagens publicadas em livros publicados ao final do século 16. Prosperaram nos Mares das eras Paleozoica e Mesozoica, sendo abundantes durante os Períodos Ordoviciano e Devoniano, de 510 a 363 milhões de anos, contando com cerca de 4.5000 gêneros, dos quais, apenas 120 são viventes nos dias atuais
São animais filtradores, solitários e bentônicos com uma concha integrada por duas valvas calcíticas, tendo algumas espécies vivendo enterradas nos substratos mais arenosos. 


Distribuição geológica dos braquiópodes (Clarkson, 1994).


Brachiopoda, juntamente com Bryozoa¹ e Phoronida², constituem o grupo dos Lophohporata³. 


Cladograma de ordens extintas e viventes de braquiópodes; números junto às barras indicam caracteres apomórficos apresentados em Holmer et al. (1995).


Características morfológicas - Braquiópodes têm duas valvas, uma dorsal (braquial) e ventral (pedicelar), diferentemente dos moluscos bivalves que são nas laterais direta e esquerda, sendo as válvulas da concha desiguais e estando fixadas uma à outra em seu segmento posterior por uma "dobradiça" do tipo “dente e soquete” ou por músculos.  A maioria desses animais se fixam no substrato por meio de uma estrutura chamada pedúnculo carnoso, que é revestido por uma cutícula quitinosa excretada pela epiderme e alguns deles não possuem o pedúnculo. Sua concha, formada por uma camada orgânica, denominada perióstraco, em sua camada mais externa e na camada mais interna é biomineralizada, carbonática ou quitinofosfática, e essa concha envolve seus órgãos internos, sendo 2 terço ocupado pelo lofóforo, sendo esse o responsável para filtrar partículas de alimentos fora da água. Esses nutrientes são transportados por cílios a partir do estômago para o celoma. 

Reprodução - A maioria das espécies de braquiópodes são dioica, não há reprodução assexuada. 


Morfologia externa de Lingula sp.(A-B), e em posição de vida (C) e Orbiculoidea. A-D. Orbiculoidea, Devoniano, Bacia do Paraná, Brasil.

Morfologia interna e externa de Orthida. Hebertella sp., Ordoviciano, América do Norte.


Morfologia externa de Strophomenida. A. Echinoconchus sp., Carbonífero superior, Bacia do Amazonas, Brasil. Rafinesquina sp., Ordoviciano, EUA. Productídeo, Carbonífero superior, Brasil.

Morfologia externa de Rhynchonellida. Hustedia sp., Grupo Copacabana, Permiano, Bolívia.

Morfologia de Spiriferida. A. Neopirifer condor, Permiano, Bolívia. B. Moldes internos de Australospirifer iheringi, Devoniano, Bacia do Paraná.

Morfologia externa de Terebratulida


*Todos os direitos das figuras são reservados aos autores

Referências


CARVALHO, I de S. PALEONTOLOGIA: conceitos e métodos / editor, Ismar de Souza Carvalho – 3ª ed. - Rio de Janeiro: Interciência, 2010.


Zoologia dos Invertebrados/Adilson Fransozo, Maria Lucia Negreiros-Fransozo. – 1. ed. – [Reimpr.]. – Rio de Janeiro: Roca, 2018.


1 Bryozoa: Animais invertebrados triploblásticos e exclusivamente aquáticos, vivendo em colonial e séssil. Essas colônias podem ter centímetros a alguns metros, podendo conter de dezenas a milhões de indivíduos e podem ser de variadas cores, como branco, vermelho, azul e pode ter diferentes formas: eretas, incrustantes ou rastejantes Cada indivíduo possui cerca de 0,2mm, denominados de Monobryozoan. Como Brachiopoda e Phroronida, também são animais que utilizam o lofóforo e são filtradores. (Fransozo 2018 p219)

2 Phoronida - Pequeno filo de animais exclusivamente marinhos, sendo solitários, vivendo dentro de tubos quitinizados fixados ao substrato mole ou em rochas ou conchas. Possuem lofóforo e a boca em forma de fenda. (Fransozo 2018 p258)

3 Lophophorata - Lophophorata: É o conjunto de Brachiopoda, Phoronida e Bryozoa, com a sinapomorfia com base morfológica de uma estrutura de alimentação semelhante, o lofóforo, é formado pelo mesossomo, com cavidade celomática. Esta estrutura é usada para capturar o alimento. (Fransozo 2018 p562)




Comentários